15 de janeiro de 2016
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O filho de Francisca Leite, moradora do municÃpio de Brejões (289 km de Salvador), é portador de dislexia e fez as provas do Enem 2015 com acompanhamento especializado, como previsto no edital da prova. Porém, quando o candidato acessou o portal do Inep para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu a seguinte mensagem: ‘Não atendimento ao item 2.2.5 do edital do exame. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Atendimento (0800 616161)’. Segundo o item 2.2.5, o aluno precisa “dispor de documentos comprobatórios da condição que motiva a solicitação de atendimento especializado e/ou especÃfico”.
Francisca, porém, afirma que já enviou um laudo da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), realizado em 2009, comprovando a doença do filho, e um relatório de tratamento com a fonoaudióloga. Ao entrar em contato com Inep, a fim de resolver o transtorno, a única resposta obtida por Francisca foi: “Informamos que o participante não atendeu ao item 2.2.5 do Edital, ou seja, o documento apresentado não é considerado válido para a comprovação da solicitação de atendimento especializado”. Desde o dia 8 de janeiro, a mãe já abriu quatro processos no canal de atendimento para entender o porquê de o laudo não ter sido aceito, sem obter nenhuma explicação por parte da Instituição de Ensino. Em conversa com o Portal A Tarde, o Inep se limitou a informar que o candidato deve entrar em contato com a Central de Atendimento através do telefone 0800.616161. Segundo a assessoria, os casos individuais devem ser tratados diretamente por esse número – único contato destinado para esse fim. Mesmo com informação concedida pela ABD à Francisca por e-mail, de que “diversos pacientes estão ligando e enviando emails com o mesmo problema”, a Instituição diz que não considera esse um problema coletivo, pois não recebeu nenhum comunicado oficial da Associação. A assessoria do Inep informou, ainda, que não tinha informações sobre qual procedimento poderia ser adotado em casos como esse, visto que o telefone é o único meio para resolução dos problemas; não foi divulgado se há novos prazos para entrega ou correção dos documentos.