A resposta da General Motors de que “cumpre todos os requisitos” de segurança para a venda do Chevrolet Onix, dada após a divulgação de zero estrela para o modelo em teste independente do Latin NCap, evidencia o descompasso do mercado brasileiro com os de paÃses mais maduros nessa questão. Mesmo tendo adotado a obrigatoriedade de airbags frontais e freios ABS em 2014, o paÃs ainda está atrás em termos de exigências de equipamentos de segurança. Dos 10 modelos que figuraram entre os mais vendidos no Brasil em abril último, 5 são menos equipados aqui do quando vendidos nos Estados Unidos ou na Europa. A lista inclui o campeão de vendas mundial, o sedã Toyota Corolla, os SUVs Honda HR-V e Jeep Compass, e os compactos Ford Ka/Ka+ e Renault/Dacia Sandero. Os outros 5 que não são oferecidos naqueles mercados tem ainda menos itens de segurança do que os modelos globais. É o caso do Onix e sua versão sedã Prisma, do Volkswagen Gol, do Fiat Mobi e do Hyundai HB20. ‘Hermana’ é mais exigente Até a vizinha Argentina é mais dura com as montadoras. Lá já é exigida a fixação para cadeirinhas do tipo Isofix, mais prática e que conta pontos em avaliações como a do NCap. Por ora, a lei só abrange modelos criados de 2016 em diante. Por isso, ela não se aplica ao Onix, que ainda é vendido sem o item tanto lá quanto no Brasil. Mas vale para o “novato” Mobi, que adotou o recurso no mercado argentino e o deixou de fora no brasileiro.