O candidato a governador Zé Ronaldo (DEM) lembrou o aniversário de 260 anos de Camaçari, conhecida por sediar um complexo industrial há 40 anos.
O democrata afirma que, nos últimos anos, no entanto, devido à ausência de uma política fiscal atrativa, à falta de manutenção das plantas industriais instaladas na região, à logística precária e aos altos preços das matérias-primas e da energia, muitas empresas estão deixando o Polo Industrial de Camaçari.
O resultado seria uma queda significativa no volume de empregos diretos gerados pela indústria química e petroquímica no polo, com queda de aproximadamente 11 mil trabalhadores em 10 anos.
“É inegável a perda de dinamismo da economia baiana nos últimos 12 anos. Se eleito governador, a indústria ganhará uma atenção especial na política de desenvolvimento da economia, e vou atrair novos investimentos, garantindo a manutenção e o fortalecimento dos empreendimentos e iniciativas já existentes.”, disse Zé Ronaldo, em nota.
O candidato prometeu que irá investir na modernização dos grandes polos industriais, e que, se eleito, os setores das indústrias geradoras de matérias-primas e produtos intermediários serão fortalecidos, inclusive para melhorar a sua competitividade com relação a exportações e concorrência de produtos importados.
“O fortalecimento e a expansão de setores prioritários na indústria baiana, assim como a identificação de novos setores que possam ser incorporados ao nosso parque industrial, constituem ações fundamentais para o alcance dos objetivos de aumento do PIB estadual”, disse. “Acredito que os principais fundamentos de uma boa política de desenvolvimento econômico são ações que se reflitam na melhoria do emprego, renda e riqueza dos baianos e da Bahia.”, concluiu.