Uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (21) pelas polÃcias Federal, Civil e Militar tem como objetivo desarticular organizações criminosas especializadas em assaltos a carros-fortes que atuavam na região metropolitana de Salvador.
Segundo as investigações da operação YasaÃ, o principal modus operandi dos grupos investigados consistia em roubar os malotes com o dinheiro no momento em que era feito o seu recolhimento pelas transportadoras de valores em estabelecimentos comerciais.
O trabalho investigativo começou em julho deste ano no intuito de identificar e desarticular os grupos que seriam responsáveis pelos assaltos. Ao longo das investigações, segundo a PolÃcia Federal, foi possÃvel identificar três grupos distintos, cujos integrantes eventualmente se associavam para a realização de alguns crimes.
Foram comprovados pelo menos dois assaltos praticados pelos investigados durante o curso das investigações. Outros três assaltos foram frustrados em decorrência da intervenção policial. Dois integrantes dessas quadrilhas foram presos e um morto em confronto com a polÃcia Os investigados, além de atuarem em conjunto nos assaltos aos carros-fortes, atuavam também isoladamente, em assaltos a estabelecimentos comerciais e no cometimento de outros delitos.
Ainda segundo a PF, nesta quarta, estão sendo cumpridos 15 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas. Estão sendo cumpridas, ainda, medidas de bloqueio de contas bancárias utilizadas pelos investigados. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Lauro de Freitas. Cerca de 100 policiais federais, civis e militares participam da ação. Os investigados responderão pelos crimes de roubo, organização criminosa e associação para o tráfico.