Os bancos estão tentando reduzir as burocracias e atrair clientes que estejam à procura de crédito para compra de carro. É o que fez o Itaú Unibanco. A instituição está lançando novas ferramentas para lojistas, que podem executar todas as etapas da venda por meio de um aplicativo.  Rodnei Bernardino, diretor do banco, explica que todo o processo de compra, da aprovação do crédito ao faturamento do carro, pode ser concluÃdo em 15 minutos. Atualmente, o processo é demorado e exige o preenchimento de fichas cadastrais com cerca de 70 perguntas. Segundo destaca a Folha de S. Paulo, o banco aposta na agilidade para fazer o vendedor se interessar mais pelas linhas de crédito oferecidas pelo Itaú, num mercado que vive um momento de concorrência feroz. A empresa B3 divulgou um estudo que indica que foram financiados 2,4 milhões de veÃculos no primeiro semestre, entre novos e usados, alta de 6,8% na comparação com o mesmo perÃodo de 2016. O setor automotivo parece estar se recuperando. “Esperávamos uma retomada, mas está vindo acima do imaginado. Até achamos que não viria, mas veio”, afirma Bernardino. O banco Santander, um dos lÃderes no segmento de crédito para compra de veÃculos, também lançou uma modalidade de financiamento feita diretamente entre consumidores, sem a intervenção de uma loja. A publicação explica que o processo depende do comprador atender à s exigências cadastrais de aprovação. Em seguida, é feita uma vistoria do veÃculo e acertada a forma de parcelamento. O valor é depositado na conta-corrente do proprietário. As novas opções de financiamento deverão ser oferecidas em anúncios nos sites de venda de carros do Itaú e Santander, o iCarros e o Webmotors.