O fato aconteceu por volta do meio dia da última sexta-feira (12), no Bairro Jardim de Alá, em Brumado. Segundo o comandante da (34ªCIPM), Major Augusto Cabral, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional PETO, estava fazendo patrulhamento ostensivo no bairro quando se deparou com algumas pessoas em visÃvel estado de desespero.
Após a rápida aproximação da viatura, foi identificado que Laisa Sofia Santos Silva, de 2 ano, estava inconsciente e apresentava sérias dificuldades respiratórias devido a um suposto engasgo.
Ainda segundo o comandante da companhia, a criança estava com aspecto de cor roxa em sua face. Os policiais de imediato iniciaram manobras de socorros de urgência, contudo, foi percebido pouca evolução no quadro clÃnico, sendo necessário a condução daquela para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), haja vista que, o lapso temporal entre o acionamento, deslocamento e socorro do SAMU poderia acarretar em agravamento da situação de saúde da criança.
Enquanto a viatura se deslocava para unidade hospitalar os policiais continuaram com as manobras de socorro, atitude que provavelmente foi essencial na preservação da vida da pequena Sofia, tendo em vista que ela já chegou no nosocômio conseguindo respirar adequadamente.
Ainda assim, foi atendida pelo médico plantonista, que não notou maiores complicações. Após ter ficado em um curto perÃodo de observação, Sofia foi liberada e retornou para o seio familiar.Â