Investigadores da PolÃcia Civil em Brumado, estão investigando oficinas que supostamente estariam vendendo aparelhos celulares roubados e dando nota fiscal. A PolÃcia Civil abriu um inquérito para investigar a venda de um aparelho celular que teria sido roubado na cidade e vendido para um consumidor em Guajeru. Ainda segundo as investigações, um outro aparelho roubado em Brumado foi parar em São Paulo.
Segundo um agente que está à frente das investigação, os consumidores e vÃtima que tiveram seus celulares roubados tem que se atentar que cada celular tem um número de identificação único e global, chamado de IMEI (International Mobile Equipment Identity). (Identificação Internacional de Equipamento Móvel – IMEI.)
Para achar o número de IMEI do celular, o consumidor pode: 1) procurar na caixa do celular; 2) procurar em um adesivo que fica por trás da bateria; ou 3) digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.
É importante que, antes de comprar um aparelho celular, o consumidor verifique se o número que aparece na caixa, o número do adesivo e o número que aparece ao discar *#06# são os mesmos. Caso os números apresentados sejam diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.
Mas Atenção! Celulares que utilizam mais de um Simcard possuem um IMEI para cada chip, sendo necessário verificar cada um dos IMEIs. Contrabandistas e falsificadores de aparelhos celulares usam números falsos ou clonados de IMEI. Por isso, é muito importante que o consumidor esteja atento na hora de comprar um aparelho celular, preferindo um fornecedor confiável e sempre exigindo a nota fiscal.