O partido Rede Sustentabilidade decidiu extinguir a ação que questiona o inquérito das fake news em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF). A legenda enviou nesta sexta-feira (29) uma manifestação à corte para sequer seja analisada a matéria.
De acordo com informações do G1, a Rede entendeu que tem havido uma “escalada autoritária” por parte de alguns mandatários e foi evidenciado “de modo cada vez mais explícito” o impacto negativo das fake news na democracia.
“Há de se reconhecer que o inquérito, ao se afastar dos aparentes intentos originais de perseguição à Operação Lava Jato e à Receita Federal (na visão da imprensa relevante), tem revelado uma verdadeira organização criminosa cujo alvo são as instituições democráticas e cujo instrumento são as fake news: distribuídas em massa, financiadas por esquemas ilícitos e coordenadas, aparentemente, por autoridades públicas”, argumentou o partido.
O pedido da Rede é feito um dia após o ministro Edson Fachin reforçar preferência para que a ação do partido fosse pautado pela Presidência do Supremo. O questionamento do inquérito foi apresentado em março de 2019, e desde então não foi julgado.