Dos 324.284 candidatos inscritos para o Exame Nacional de Ensino Médio 2023 (Enem) na Bahia, cerca de 92 mil não compareceram aos locais de aplicação no primeiro dia de provas, neste domingo (5). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira (Inep). Em todo o paÃs, a abstenção foi de 28,1%. Dos 3,9 milhões de inscritos, mais de um milhão não foram fazer as provas.
Amazonas foi o estado com mais candidatos faltosos em termos percentuais, 44%. Já o Ceará teve o menor Ãndice, 25,1%. As provas foram aplicadas em 132.466 salas de aula, distribuÃdas em 9.396 locais em 1.750 municÃpios dos 26 estados e do Distrito Federal. Na Bahia foram 857 locais em 167 municÃpios.
Segundo o balanço, 4.293 participantes foram eliminados do Enem por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos ou não atender orientações dos fiscais. Além disso, 905 candidatos foram afetados por problemas logÃsticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou problemas com abastecimento de água. Estes candidatos têm direito a pedir a reaplicação do exame.
No primeiro dia de Enem, os candidatos responderam às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com 45 questões cada. A redação teve como tema os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
No próximo domingo (12), os candidatos voltarão aos locais de provas para responder às 90 questões de Matemática e de Ciências da Natureza.