Eduardo Lima Vasconcelos completa 20 anos liderando o grupo de situação na cidade. Adversários do prefeito aponta que o erro crucial do mandatário, ocorreu quando ele venceu as eleições de 2016 com quase 70% dos votos validos (69,17).
Antigamente o gestor usava as rádios e sites para divulgar uma obra que iria fazer. Falava quando começava, falava das visitas a obra e encerrava com publicidade. Isso deixou Vasconcelos tão forte que até muitos que não votavam nele diziam que ele era bom para Brumado.
Eduardo teria ficado soberbo e deixou a principal marca que era divulgar massivamente as obras e feitos do seu governo. Com um slogan na boca de muitos “volta véio”. O grupo equivocadamente deixou de seguir a cartilha que tinha colocado Eduardo à frente de qualquer nome na cidade.
Em 2020, o pleito foi vencido por Vasconcelos com muita dificuldade (48,83% a 42,95%), votos validos no município. Dé lá para cá, a coisa só piorou, politicamente. Várias lideranças e vereadores que foram eleitos na base do gestor o abandonou. Alguns dão outros motivos para esse abandono, mas o que se sabe é que perdeu e muito com a câmara sendo oposição em tudo e amarrando a gestão do prefeito.
Em quase 20 anos, é a primeira vez que o gestor enfrenta tantos adversários políticos. O desgaste é tão grande que o candidato a prefeito indicado por Eduardo tem dificuldades para reconquistar lideranças perdidas nesse embate político.
Para piorar, Eduardo usa do dinheiro público (live) para aumentar a fila dos descontes com sua administração. O que não se pode negar, é que Vasconcelos sabe arrumar inimigos políticos e com isso permanecer na mídia. Eduardo é inteligente e pode virar o jogo ao seu favor. A eleição é em outubro e até muita coisa pode acontecer, inclusive nada.