-------- PUBLICIDADE --------
26 de novembro de 2024
Brasil

Exportação de carne para Europa corresponde por 3% do que o Brasil vende

A União Europeia foi destino de 3% das exportações de carnes brasileiras. De acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), países europeus compraram 67 mil toneladas de carne bovina, de janeiro a outubro deste ano.

A França, nos primeiros dez meses de 2024, adquiriu 314 toneladas de carnes brasileiras. País de origem do grupo Carrefour, que puxou um boicote às carnes produzidos no Mercosul, bloco do qual o Brasil faz parte, a França respondeu por 0,02% das vendas externas brasileiras. A China, principal destino das carnes bovinas produzidas no Brasil, comprou 1 milhão de toneladas –o país responde, sozinho, por quase 50% das carnes brasileiras vendidas ao exterior.

Na última semana, duas grandes redes varejistas com sede na França, Carrefour primeiro e depois a Intermarché, anunciaram que deixariam de comprar carne de países do Mercosul, em reação ao avanço das tratativas por acordo entre o bloco econômico sul-americano e a União Europeia.

A Embaixada do Brasil na França disse nesta segunda que é falsa a declaração de que haveria risco de “saturação no mercado francês por uma produção de carne que não respeita suas exigências e normas”, em resposta a declarações feitas pelo presidente mundial do Carrefour, Alexandre Bompard, ao anunciar a medida em redes sociais.