
O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) considerou um “absurdo” a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que o afastou da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Na última segunda-feira (10), o ministro Gilmar Mendes atendeu o pedido do também deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) e determinou o afastamento de Menezes do cargo.
“A viagem a Brasília foi para tratar de assuntos particulares. Vocês da imprensa são sabedores de que, desde o ano passado, todos os deputados e forças políticas daqui do estado já sabiam que isso poderia acontecer. É um absurdo, até porque nós vivemos, pelo menos na teoria, da República Federativa do Brasil. Então, os estados eram para ser independentes. Nós temos a nossa Constituição, a Constituição do Estado da Bahia, que prevê e permite a reeleição. Mas, infelizmente, por falta de ação do nosso Congresso Nacional, porque o Poder Legislativo, que tem a obrigação de fazer as leis, como eles não fazem, então o Supremo acaba agindo em sua competência”, disse Adolfo Menezes.
Menezes havia sido eleito com 61 dos 62 votos válidos na Alba. Seu único adversário foi Hilton Coelho, que teve apenas um voto na sessão.
A medida, ainda em caráter provisório, interrompe o terceiro mandato consecutivo do político no cargo.