
O ex-candidato à Prefeitura de Salvador e coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab), Kleber Rosa (PSOL), fez duras críticas à condução do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na área da segurança pública. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (15), o psolista classificou a política adotada pelo governo estadual como “uma tragédia” e cobrou mudanças urgentes nas estratégias de combate à violência.
A manifestação ocorreu após a morte da jovem Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus, durante uma operação policial no bairro da Engomadeira, em Salvador, no último domingo (13). Para Rosa, o caso evidencia falhas estruturais no modelo de segurança adotado na Bahia. “A morte de Ana Luíza expõe, mais uma vez, a tragédia que é a política de segurança pública do Estado. É necessário ter ações efetivas que interfiram, de fato, nos índices de mortalidade. É necessário mudar a política de Estado para a segurança pública”, declarou.
O psolista também acusou o governador de não cumprir promessas feitas ainda na campanha eleitoral, como a implantação de câmeras corporais nos uniformes dos policiais. “Compromisso, governador, seria ter instalado as câmeras de segurança no fardamento dos policiais como foi prometido. Compromisso é mudar a lógica de enfrentamento ao tráfico de drogas”, disparou.
Kleber concluiu a crítica cobrando ações concretas por parte do governo estadual: “Essa é uma exigência da população da Bahia. O governador já se comprometeu a fazer e não o fez. Até lá, não pode reivindicar compromisso se não há ação real, ação concreta que tenha efeito na garantia da vida das pessoas”, concluiu.