
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira (16) um reajuste médio de 2,05% nas tarifas de energia da Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo fornecimento no estado da Bahia. O aumento passa a valer a partir do dia 22 de abril.
Para os consumidores cativos atendidos em baixa tensão, como residências, o reajuste será de 1,88%. Já para clientes de alta tensão, como indústrias e grandes comércios, o percentual de aumento será de 2,53%.
A Coelba atende cerca de 6,7 milhões de unidades consumidoras em todo o estado. Segundo a concessionária, os encargos setoriais representaram impacto de 1,86 ponto percentual no reajuste, enquanto os custos com transmissão e geração somaram 0,03 ponto. Já os componentes financeiros contribuíram com efeito negativo de 3,12%.
De acordo com a empresa, 34,47% do valor total da fatura de energia são destinados à compra e transmissão da energia. Outros 33,30% correspondem a encargos setoriais e tributos. A distribuidora fica com 32,22% da tarifa para cobrir custos operacionais, manutenção, administração e investimentos na rede elétrica.
A revisão tarifária é anual e leva em conta variações de custos do setor, repassadas aos consumidores conforme os critérios estabelecidos pela Aneel.