Fiéis se despedem do papa Francisco em velório na Basílica de São Pedro

O corpo do papa Francisco chegou à Basílica de São Pedro, no Vaticano, na madrugada desta quarta-feira (23), onde permanecerá em velório até sexta-feira (25). A procissão partiu da capela da residência Santa Marta e foi acompanhada por cardeais e clérigos.

No local, o camerlengo do Vaticano, cardeal Kevin Farrell, conduziu o rito inicial do velório, com incensação e bênção do corpo do pontífice. Após a cerimônia, os membros do clero prestaram reverência ao caixão antes da abertura da visitação pública, que começou pouco antes das 6h (horário de Brasília).

Milhares de fiéis já aguardavam em fila para se despedir de Francisco, que morreu no último domingo (20). A visitação segue nos seguintes horários:

– Quarta-feira (23): das 6h às 19h (horário de Brasília)
– Quinta-feira (24): das 2h às 19h
– Sexta-feira (25): das 2h às 14h

O funeral será realizado no sábado (26), às 5h (horário de Brasília), também na Praça de São Pedro, com celebração ao ar livre. A missa será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, que ficará responsável pela condução do conclave para a escolha do novo papa.

Assim como no funeral de Bento XVI, em 2023, a cerimônia ocorrerá seis dias após a morte do pontífice.

Em testamento, Francisco pediu um sepultamento simples. “O túmulo deve estar no chão; simples, sem ornamentos, tendo somente a inscrição: Franciscus”, escreveu. O papa também expressou sua devoção à Virgem Maria e solicitou que seus restos mortais fossem enterrados na Basílica de Santa Maria Maggiore, localizada em Roma, fora do território do Vaticano.

Após a missa fúnebre, o corpo de Francisco será transferido para o local, onde ocorrerá o sepultamento.

Sobre mim

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila