
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) rechaçou nesta segunda-feira (19) as especulações sobre uma possível candidatura do ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao governo do Estado nas eleições de 2026. Durante entrevista, o petista pediu “seriedade” no debate político, ao destacar que o momento exige foco nas demandas urgentes da população baiana.
“Tive com o Rui agora, ele se pronunciou sobre isso?”, questionou o governador, para em seguida enfatizar que “é preciso tratar as coisas com seriedade”. “Temos muitas missões importantes para as pessoas enfrentarem”, afirmou o governador, após o lançamento de um conjunto de ações inéditas voltadas ao fortalecimento da educação científica nas escolas baianas. A agenda foi realizada ao lado do ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na Uneb.
Entre as prioridades apontadas por Jerônimo estão os desafios causados pela seca em diversos do Estado, mesmo com o registro de chuvas em Salvador. Ele citou cidades como Santa Cruz Cabrália, Maraú e Cairu, que ainda enfrentam dificuldades no abastecimento e nos efeitos do clima. “Esses municípios precisam da minha energia para enfrentar o tema da seca. Não vou gastar energia com debates que não trazem resultados”, disse.
O governador também enfatizou outras pautas estruturantes, como o combate ao analfabetismo, o fortalecimento da ciência e da tecnologia, e a luta contra a fome. Para ele, essas são as verdadeiras prioridades que devem mobilizar o governo e a sociedade.
Apesar de descartar a discussão sobre 2026, Jerônimo elogiou a atuação de Rui Costa no governo federal. “O ministro Rui Costa tem capacidade suficiente para hoje fazer e desenvolver um grande trabalho como ministro do presidente Lula”. Segundo ele, o mais importante no momento é garantir que as políticas públicas sejam eficazes na vida das pessoas.