O roubo dos velhinhos: Chefe da CGU diz jornal que Rui Costa ‘sabia do problema’ no INSS

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Carvalho, afirmou que o governo foi alertado sobre as investigações envolvendo fraudes no INSS e que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, “sabia do problema”. A declaração, em entrevista ao jornal O Globo, rebate críticas feitas após a operação da CGU com a Polícia Federal se tornar uma nova frente de desgaste para o Palácio do Planalto.

“Todo mundo sabia do problema e que a CGU estava fazendo auditorias. A informação de que as pessoas não sabiam não proceder. O ministro Rui sabe disso”, afirmou Carvalho ao Globo. Segundo ele, os acordos de cooperação técnica com entidades investigadas foram assinados entre 2021 e 2022, durante o governo Bolsonaro, e os descontos indevidos estouraram em 2023.

O ministro também afirmou que a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é “intolerante com fraudes, desvios e corrupção” e críticas alternativas como “fingir o que não vimos” ou adotar medidas paliativas. “A terceira possibilidade era investigar, punir e ressarcer os aposentados. Esta foi a medida tomada”, declarou.

Carvalho negou que a CGU tenha sido selecionada ao deixar de incluir entidades próximas ao governo, como a Conafer e a Contag, nos pedidos iniciais de bloqueio de recursos. “Não há seletividade. Todas as entidades que tenham fraudado os descontos ou praticado algum ato de corrupção serão responsabilizadas”.

Ele também defendeu mudanças no sistema de descontos de folha para aposentados e pensionistas, avisando até sua interrupção. “A conclusão do relatório da CGU é que o mais viável seria interromper os descontos. Mas essa é uma decisão política, que envolve inclusive o Congresso Nacional”.

Sobre mim

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila