‘Havia corpos por todos os lados’, diz o jornal sobrevivente da queda de avião na Índia

Deitado em uma cama na enfermaria do Hospital Asarwa, na cidade indiana de Ahmedabad, Vishwash Kumar Ramesh, 40, relata o que viu após um Boeing 787 transportando 242 pessoas incluindo ele mesmo cair sobre uma área residencial minutos após decolar, nesta quinta-feira (12).

“Quando me levantei, havia corpos ao meu redor. Fiquei com medo. Levantei-me e corri. Havia pedaços do avião ao meu redor. Alguém me agarrou, me colocou em uma ambulância e me levou para o hospital”, disse ele ao jornal indiano Hindustan Times. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem que aparentemente é Ramesh caminhando até uma ambulância após a queda do avião.

Segundo as últimas atualizações das autoridades do país, “mais de 240” pessoas morreram. Logo após a queda, o chefe da polícia local afirmou que parecia não haver sobreviventes entre os passageiros, mas, horas depois, afirmou que havia um, do assento 11A.

Vídeos mostram a aeronave decolando às 13h39 locais (5h09 no Brasil) e começando a perder altitude logo depois. “Trinta segundos após a decolagem, houve um barulho alto e o avião caiu. Tudo aconteceu muito rápido”, afirma Ramesh, que sofreu ferimentos no peito, nos olhos e nos pés.

As mais de 240 pessoas a bordo incluíram 217 adultos, 11 crianças e dois bebês, disse uma pessoa com conhecimento do assunto à Reuters. De acordo com a Air India, eram 169 cidadãos indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense. Havia ainda dois pilotos e dez tripulantes na aeronave.

Ramesh mora em Londres há 20 anos com sua esposa e seu filho, e estava na Índia para visitar parentes. Seu irmão, Ajay, 45, voltou para o Reino Unido com ele no mesmo voo, em uma fileira diferente do avião. “Ele estava viajando comigo e não conseguiu mais encontrá-lo. Por favor, me ajude a encontrá-lo”, afirmou o sobrevivente do hospital, ainda segundo o Hindustan Times.

Um outro irmão, Nayan, disse à agência de notícias British Press Association que Ramesh não tem ideia de como escapou. “Ficamos simplesmente chocados assim que aprendemos. Falei com ele pela última vez ontem de manhã. Estamos devastados, simplesmente devastados”, afirmou do lado de fora da casa da família, em Leicester.

Segundo a polícia, Ramesh estava sentado próximo a uma saída de emergência e conseguiu pular para fora da aeronave. “Há chances de que possa haver mais sobreviventes entre os feridos que estão sendo tratados no hospital”, disse o agente Vidhi Chaudhary. As operações de resgate ainda estão em andamento.

Imagens compartilhadas em redes sociais e canais de notícias indianos mostram um homem com uma camiseta branca manchada de sangue e calças escuras mancando em uma rua, ajudado por um médico. As pessoas perguntam onde estão os outros passageiros, ao que o homem responde: “Estão todos lá dentro”. Ele tinha hematomas no rosto e uma barba semelhante às fotografias de Ramesh no hospital.

Uma foto do cartão de embarque do passageiro publicada pelo Hindustan Times mostra que ele estava sentado no assento 11A do avião com destino ao Aeroporto Gatwick.

Sobre mim

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila