
A cidade de Brumado reduziu em 42,9% os casos de homicídio entre 1º de janeiro e 11 de junho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Baseando-se em dados do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPR-SO), foram contabilizados 4 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em 2025 contra 7 em 2024. Com esse desempenho, Brumado colhe os frutos de uma política de segurança integrada entre a Prefeitura e as forças de segurança estaduais e municipais.
De acordo com o comando do 24º Batalhão da Polícia Militar, os números refletem a efetividade do policiamento orientado por inteligência e proximidade. Esforços concentrados em áreas estratégicas, incluindo bairros periféricos e comunidades rurais, também fazem parte da reestruturação do plano de ação. Fortalecendo a confiança da população, a PM considera o dado um indicativo de que o município está preparado para receber eventos de grande porte com segurança.
Guardando papel de destaque no cenário atual, a Guarda Civil Municipal também atua de forma ativa na prevenção e patrulhamento comunitário. Harmonizando forças, as rondas escolares e programas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), aumentam a presença da polícia em espaços educativos, fortalecendo o elo com estudantes. Integrar a comunidade com as instituições de segurança tem sido uma das estratégias centrais na gestão municipal, gerando maior sensação de proteção.
Justamente por isso, a GCM tem expandido sua atuação com iniciativas como a Ronda Comunitária e ações de cidadania. Logo, a expectativa é ainda maior para os próximos meses, com o anúncio da criação do Grupamento Ambiental e do Grupamento Rural em Brumado.
Mais investimentos têm sido feitos pela Prefeitura na capacitação dos agentes e no reconhecimento do papel estratégico da GCM. Neste cenário, o comandante da Guarda, Marinho, destacou o modelo diferenciado de segurança pública que está sendo implementado no município. Organizada em torno do diálogo e da ação preventiva, a política de segurança brumadense se firma como exemplo regional de integração e resultados positivos.
Para a gestão municipal, a queda nos homicídios representa não apenas um dado estatístico, mas o reflexo direto de uma cidade mais segura e confiante. Questionada sobre os próximos passos, a administração pública reafirmou o compromisso de seguir investindo em tecnologia, treinamento e políticas sociais.
Resultados como esse demonstram que a união entre Estado, município e comunidade pode, de fato, transformar realidades e salvar vidas. Segurança pública eficaz passa por trabalho contínuo e cooperação, e Brumado mostra que esse caminho é possível e traz frutos concretos para todos.