
Aos 38 anos, morreu neste domingo (22), Zelito Maia, ex-candidato à prefeitura de Araci e irmão do deputado federal Ricardo Maia (MDB). O grave acidente sofrido por Zelito ocorreu em 24 de maio, na BR-235, na região da Lagoa Escondida, em Jeremoabo, no nordeste da Bahia. Com gravidade, ele foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Santa Tereza, onde permaneceu por quase um mês.
De Ribeira do Pombal, Zelito era casado, pai de duas filhas e conhecido por sua atuação política e vínculo forte com a população local. Em 2024, ele disputou a prefeitura de Araci e conquistou 11.886 votos, ficando em segundo lugar na eleição municipal. Família e amigos lamentaram com grande comoção a perda precoce, destacando seu carisma, simplicidade e atuação comunitária.
Grupos políticos e lideranças da região manifestaram pesar e solidariedade à família Maia pela partida inesperada de Zelito. Homenagens foram feitas por meio das redes sociais. O irmão, deputado Ricardo Maia, publicou uma emocionante mensagem de despedida. “Hoje meu coração sangra como nunca”, escreveu o parlamentar, dizendo que parte de si também se foi com a perda do irmão.