
A maioria dos deputados federais baianos votou a favor da proposta que anulou o decreto de Lula sobre o aumento do Imposto de Operações Financeiras (IOF), imposto que recai sobre o bolso do cidadão. A votação, ocorrida na quarta-feira (25), registrou 383 votos favoráveis e 98 contrários. Dos 39 parlamentares da Bahia, 22 votaram a favor da revogação. Entre os que apoiaram a medida, destacam-se nomes de partidos de centro e direita, como União Brasil, PP, Republicanos e até PDT, rompendo com a base petista.
Na contramão, 11 deputados da base do governo, quase todos do PT e aliados, se posicionaram a favor do aumento da carga tributária sobre o povo. A bancada governista baiana mostrou alinhamento automático com o Planalto, mesmo diante da impopularidade da medida e do impacto direto no contribuinte. Surpreendentemente, os seis deputados do PSD da Bahia, que haviam votado pela urgência da proposta, simplesmente se ausentaram na hora decisiva.
O silêncio da bancada do PSD é interpretado como manobra política, evitam o desgaste com o governo, mas também fogem da responsabilidade com o eleitor. A decisão dos parlamentares de não votar levanta suspeitas sobre interesses políticos acima do compromisso com o contribuinte e a transparência. Parlamentares da oposição, como Elmar Nascimento, Capitão Alden e Paulo Azi, defenderam o fim do aumento do IOF como forma de frear a “ganância fiscal”.
Aliados do governo, por outro lado, justificaram o aumento alegando necessidade de arrecadação, mesmo com o brasileiro já sufocado por tributos. A base governista da Bahia demonstrou mais uma vez seu apoio incondicional a medidas que aumentam impostos, em detrimento da economia popular. Confira como votaram os deputados da Bahia:
Votaram a favor da revogação do decreto do IOF:
Adolfo Viana (PSDB)
Alex Santana (Republicanos)
Arthur Oliveira Maia (União)
Capitão Alden (PL)
Claudio Cajado (PP)
Dal Barreto (União)
Elmar Nascimento (União)
Félix Mendonça Jr (PDT)
João Leão (PP)
João Carlos Bacelar (PL)
José Rocha (União)
Leo Prates (PDT)
Leur Lomanto Jr. (União)
Márcio Marinho (Republicanos)
Mário Negromonte Jr (PP)
Neto Carletto (Avante)
Pastor Sargento Isidório (Avante)
Paulo Azi (União)
Raimundo Costa (Podemos)
Ricardo Maia (MDB)
Roberta Roma (PL)
Rogéria Santos (Republicanos)
Votaram contra a revogação (a favor do decreto de Lula):
Alice Portugal (PCdoB)
Bacelar (PV)
Daniel Almeida (PCdoB)
Ivoneide Caetano (PT)
Jorge Solla (PT)
Joseildo Ramos (PT)
Josias Gomes (PT)
Lídice da Mata (PSB)
Valmir Assunção (PT)
Waldenor Pereira (PT)
Zé Neto (PT)
Não votaram (todos do PSD):
Antonio Brito
Charles Fernandes
Diego Coronel
Gabriel Nunes
Otto Alencar Filho
Paulo Magalhães
A abstenção do PSD e o voto governista revelam um cenário político em que parte da bancada baiana parece distante das reais demandas do povo.