
Terminam nesta segunda-feira (30) as inscrições para os programas CNH da Gente e CNH na Escola, voltados aos baianos de baixa renda. Disponíveis desde o dia 16 de junho, os programas oferecem acesso gratuito à primeira habilitação nas categorias A ou B para estudantes e inscritos no CadÚnico. Interessados devem se inscrever exclusivamente no Portal de Serviços do Governo da Bahia. A seleção será feita de forma totalmente digital.
Criadas para ampliar o acesso à CNH, as iniciativas contemplam alunos do ensino médio, técnico e profissional da rede estadual. Exigências incluem ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, e morar na Bahia. Menores poderão fazer a etapa teórica como preparação. Confirmado pelo Detran-BA, o programa vai disponibilizar 12 mil vagas. A distribuição foi organizada por perfis e grupos sociais específicos.
Serão 2 mil vagas para estudantes do ensino médio da rede estadual e 5 mil para alunos maiores de idade inscritos no Bolsa Presença. Outras 1 mil vagas vão para o programa Bahia pela Paz, voltado para jovens em vulnerabilidade. Famílias vítimas da explosão em Santo Antônio de Jesus terão 50 vagas. Também foram reservadas 3.950 oportunidades para beneficiários do Cadastro Único do Governo Federal.
Voltado à formação completa, o CNH da Gente cobre as etapas teóricas e práticas, incluindo aulas e exames sem custos. Já o CNH na Escola prioriza a parte teórica, como incentivo à preparação de estudantes da rede pública para o trânsito. Publicado em 4 de junho, o edital detalha todas as regras de participação e critérios exigidos para concorrer às vagas.