
Vereadores de 22 municípios do Sertão Produtivo criaram a União dos Vereadores do Alto Sertão (Univas) para unir forças e defender pautas regionais. Reunidos na sexta-feira (27), no plenário da Câmara de Guanambi, os parlamentares formalizaram a fundação da entidade com apoio de prefeitos da região.
Presentes no evento, Nal Azevedo (Avante), de Guanambi, e Warley Oliveira (PSD), de Urandi, presidente do Consórcio Alto Sertão, reforçaram a importância da união. Domingos Porto Neto, presidente da Câmara de Palmas de Monte Alto, foi eleito presidente da Univas para o triênio 2025-2028.
Também foram eleitos: Jeovane Carlos (Caculé), vice-presidente; Neto de Dim (Guanambi), diretor executivo; e Rozangela Matos (Lagoa Real), finanças. A vereadora Jusceli Duarte, de Riacho de Santana, vai comandar a diretoria de políticas para as mulheres da nova entidade.
Membros do conselho fiscal representam Caetité, Feira da Mata, Urandi, Iuiu e Jacaraci e também foram empossados durante o encontro. Cada vereador recebeu um certificado simbólico de fundação, firmando o compromisso com a integração legislativa do Alto Sertão.