
A Justiça da Bahia marcou para 23 de julho, às 8h30, o júri popular do ex-vereador Valdnei da Silva Caires, conhecido como Bô, em Barra da Estiva. Acusado de matar Beatriz Pires da Silva e ocultar o corpo da gestante, Bô será julgado no Fórum da cidade, na região sudoeste do estado. Segundo o Ministério Público, o crime ocorreu em janeiro de 2023, após a vítima ser vista entrando em um veículo usado com frequência pelo ex-parlamentar.
Durante as investigações, a polícia confirmou que Beatriz e Valdnei mantinham um relacionamento amoroso e tinham um filho pequeno. A motivação do crime, conforme a denúncia, seria a recusa do vereador em reconhecer a paternidade da criança gerada pela vítima. Em agosto de 2023 a Polícia Civil fez várias buscas na região para tentar encontrar o corpo da vítima. Logo após o avanço das investigações, o ex-vereador teve a prisão decretada e foi detido no final de setembro daquele ano. Atualmente, Valdnei cumpre prisão preventiva no Conjunto Penal de Brumado, à disposição da Justiça até a realização do julgamento. Em dezembro de 2023, a Câmara de Vereadores de Barra da Estiva cassou o mandato de Bô por quebra de decoro e a gravidade do crime.
A acusação formal inclui homicídio qualificado por motivo fútil, uso de recurso que impossibilitou defesa e ocultação de cadáver. Para o MP, o crime foi premeditado e brutal, evidenciando frieza e intenção de apagar vestígios do relacionamento e da gestação. Desde então, o caso gerou forte comoção em Barra da Estiva e mobilizou a população em atos pedindo justiça pela morte de Beatriz.
A expectativa é que o júri reúna familiares, testemunhas e representantes de movimentos sociais, com forte repercussão local e regional. A defesa do réu alega inocência, mas não apresentou provas concretas que afastem os indícios apontados pela investigação policial. Com base nas provas colhidas, o júri decidirá se Valdnei será condenado pelos crimes ou absolvido das acusações feitas pelo MP.