
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na quinta-feira (3), dois alertas para a Bahia: um de baixa umidade e outro de chuvas intensas. Enquanto 11 municípios do extremo sul do estado estão sob risco de fortes chuvas, cidades do oeste, como Brumado, enfrentam ar seco e clima adverso.
No caso das chuvas, a previsão aponta volumes entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm por dia até esta sexta-feira (4). Apesar do acumulado, o Inmet considera baixo o risco de alagamentos ou deslizamentos, embora recomende atenção redobrada nas áreas afetadas.
Para o oeste baiano, o alerta é pela baixa umidade relativa do ar, que pode cair abaixo dos 30% em 104 municípios, entre eles, Brumado. Com o tempo seco, há risco para a saúde, incluindo ressecamento da pele, desconforto nos olhos, irritações e dificuldades respiratórias.
Brumado, que vem registrando altas temperaturas, deve intensificar cuidados, principalmente com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. Além de Brumado, cidades como Guanambi, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Irecê e Bom Jesus da Lapa também estão sob o mesmo alerta.
No sul do estado, municípios como Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Prado e Itamaraju devem receber pancadas de chuva nas próximas horas. Com os dois fenômenos ocorrendo simultaneamente, o Inmet reforça a importância de seguir os alertas oficiais e manter a atenção redobrada.