
A cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, registrou neste sábado (5) a menor temperatura da Bahia: 13,5 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Outros sete municípios também enfrentaram frio intenso, com mínimas abaixo dos 17 °C nas primeiras horas do dia.
Barreiras marcou 13,9 °C, seguida por Vitória da Conquista (15,1 °C), Correntina (15,5 °C) e Itiruçu (16,3 °C). Irecê (17,5 °C), Barra (16,6 °C) e Amargosa (16,9 °C) completam a lista das cidades mais geladas do estado no sábado. Apesar do destaque no cenário baiano, Luís Eduardo aparece apenas na 243ª posição entre as cidades mais frias do Brasil.
Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia, que acompanha diariamente os registros em todo o país. Mesmo com baixas temperaturas, o frio baiano ainda está longe de competir com os extremos do Sul do Brasil. O inverno, iniciado em 20 de junho, segue até 22 de setembro e tende a manter as temperaturas amenas no interior baiano.
No mesmo período do ano passado, Vitória da Conquista registrou 6,5 °C, a terceira menor temperatura da cidade desde 1976. A queda nos termômetros reforça a influência das massas de ar frio que avançam pelo interior do estado nesta época do ano. A previsão é de que o frio continue nos próximos dias, especialmente durante as madrugadas e manhãs.