Trump acusa Brasil de perseguir Bolsonaro e chama julgamento no STF de “caça às bruxas”

O presidente dos EUA, Donald Trump, acusou o Brasil de perseguir o ex-presidente Jair Bolsonaro e classificou seu julgamento no STF como uma “caça às bruxas”. A declaração foi feita nesta segunda-feira (7), em postagem na rede Verdade Social. Trump disse que Bolsonaro “não é culpado de nada” e que luta pelo povo.

A manifestação ocorreu após reunião com assessores sobre o cenário político e judicial brasileiro. Segundo aliados, Trump acompanha o processo de perto. O republicano afirmou que conhece Bolsonaro pessoalmente e o descreveu como “líder forte e patriota”, além de “negociador duro” em comércio.

A mensagem reforça a pressão de bolsonaristas nos EUA para que o governo americano sancione o ministro Alexandre de Moraes, do STF. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, rebateu Trump e afirmou que o Brasil é um país soberano e cumpre o devido processo legal democrático.

Eduardo Bolsonaro, que vive nos EUA desde março, também atua na articulação para punir Moraes, alegando perseguição judicial ao pai. Na Câmara americana, o deputado republicano Chris Smith enviou carta à Casa Branca pedindo sanções ao ministro do Supremo.

Jair Bolsonaro é réu no STF acusado de liderar tentativa de golpe, abalar instituições e descredibilizar o sistema eleitoral com mentiras. Ele também já foi declarado inelegível até 2030 e pode pegar mais de 40 anos de prisão, caso condenado por crimes contra o Estado de Direito.

Sobre mim

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila