Funcionários esquecem idosa trancada sozinha em posto de saúde de Ipiaú; caso gera revolta

Paciente hipertensa e diabética ficou presa por mais de duas horas até ser resgatada. A Secretaria Municipal de Saúde promete apurar se a idosa de 69 anos foi esquecida trancada sozinha dentro do Centro de Saúde Dr. Elvídio Antônio Santos, em Ipiaú, nesta segunda-feira (7).

O caso aconteceu após a troca de turno no posto, localizado no bairro Democracia, no sul da Bahia, por volta das 11h da manhã. Identificada pelas iniciais J.R.A.S., a paciente é hipertensa e diabética e havia recebido soro com vitaminas momentos antes do incidente. Depois do atendimento, ela percebeu que a unidade estava completamente vazia e teve que lidar sozinha com a situação.

Nenhum funcionário foi encontrado no local, e até o segurança havia trancado a porta e deixado a idosa presa na sala de procedimentos. Desesperada, a mulher ligou para a filha, que mora em Salvador e rapidamente acionou a Polícia Militar e contatos da saúde municipal.

Apenas às 13h40, com a chegada da equipe do turno da tarde, os gritos por ajuda foram finalmente ouvidos e a porta foi aberta. Segundo relatos da família, foi necessário buscar vizinhos para localizar o segurança responsável pela chave da unidade. Ao ser resgatada, a paciente apresentava pressão arterial elevada e glicemia de 110, segundo informações da família.

A secretária de Saúde, Keila Maia Cardoso, foi até o local, pediu desculpas pessoalmente e prometeu uma investigação interna. A Prefeitura informou que vai apurar responsabilidades e adotar medidas para que o caso não se repita nas unidades do município. Nas redes sociais, moradores expressaram indignação e cobraram mais responsabilidade e cuidado com os pacientes da cidade.

Sobre mim

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila