Idosos percorrem 420 km a pé de Conquista até Bom Jesus da Lapa em romaria de fé

Um grupo de idosos saiu de Vitória da Conquista e caminhou por 16 dias até Bom Jesus da Lapa. A peregrinação totalizou 420 km de estrada. Realizada anualmente desde 2022, a romaria “O Caminho do Bom Jesus” reúne fé, esforço físico e apoio mútuo entre os participantes.

Formado por homens e mulheres da terceira idade, o grupo enfrenta a jornada com etapas diárias de 25 a 30 km, passando por zonas rurais. Com apoio de um carro para transporte de mochilas e colchonetes, os peregrinos vencem trechos longos e locais sem hospedagem.

Segundo o aposentado Antônio Carlos Ferreira, a ideia nasceu em 2019 após o grupo mapear o caminho e testar o trajeto de carro. Durante o percurso, os romeiros são acolhidos por amigos e moradores de cidades do trajeto, reforçando laços construídos em edições anteriores.

Preparação física começa meses antes, mas o corpo se adapta à caminhada nos primeiros dias, segundo a aposentada Gislane Tavares. Novos integrantes, como o empresário Alexandrino Salazar, se unem ao grupo todos os anos movidos pela fé e pela experiência única.

A Romaria de Bom Jesus da Lapa, destino do grupo, é Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia desde 2023 e atrai milhares de fiéis. Considerada a terceira maior romaria do país, a celebração acontece entre 29 de julho e 6 de agosto, com missas, procissões e homenagens.

Originada em 1691 por um religioso português, a devoção ao Bom Jesus cresceu em torno da gruta que hoje abriga o santuário. Atualmente, o santuário conta com 16 grutas e um cruzeiro no alto do morro, que recebe visitantes durante todo o ano.

Sobre mim

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila