Nikolas Ferreira protocola pedido de impeachment e acusa Lula de submeter o Brasil a regimes autoritários

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), acompanhado por outros 71 parlamentares, protocolou nesta terça-feira (15), um pedido de impeachment contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação, enviada à Presidência da Câmara, acusa o chefe do Executivo de crimes de responsabilidade na condução da política externa brasileira. Segundo Nikolas, Lula vem submetendo o país a interesses ideológicos e alianças com regimes autoritários que colocam o Brasil à margem do Ocidente.

No documento, o parlamentar critica a aproximação com o Irã e a autorização para atracação de navios militares iranianos no território nacional. Além disso, ele apontou a resistência do governo em reconhecer o PCC como grupo terrorista, mesmo após apelos formais dos Estados Unidos. Nikolas também destacou o apoio de Lula à desdolarização global em parceria com China, Rússia e Irã, enfraquecendo relações com aliados históricos.

Para ele, o presidente age movido por revanchismos e preferências políticas, desconsiderando os interesses comerciais e diplomáticos do país. Outro trecho do pedido cita declarações de Lula contra Donald Trump, que teriam agravado a já tensa relação entre Brasil e Estados Unidos. “O Brasil está sendo conduzido por interesses ideológicos e alianças perigosas. A política externa deve servir aos brasileiros, não a ditadores”, disse Nikolas.

A decisão de dar andamento ou arquivar o pedido cabe agora ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), aliado do centrão. O parlamentar, segue se destacando como uma das principais vozes da oposição ao governo, que ele classifica como um “desgoverno aliado a ditaduras”.

Sobre mim

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila