
O publicitário Roberto Duailibi, um dos maiores nomes da propaganda nacional, morreu nesta sexta-feira (18), aos 89 anos, em São Paulo. Reconhecido por transformar a publicidade brasileira, Duailibi fundou a agência DPZ em 1968, ao lado de Francesc Petit e José Zaragoza. Na agência, criou campanhas memoráveis como o “Baixinho da Kaiser” e o “Garoto Bombril”, símbolos da era de ouro da propaganda nacional.
Natural de Campo Grande (MS), mudou-se ainda jovem para São Paulo, onde se formou na Escola de Propaganda de São Paulo, atual ESPM. Antes da DPZ, iniciou sua carreira na Colgate-Palmolive e atuou em outras agências, consolidando sua trajetória nos anos 1950. Segundo o publicitário Luiz Lara, a DPZ foi um celeiro de talentos, formando nomes como Washington Olivetto e Nizan Guanaes.
Com a campanha “Homem com mais de 40 anos”, a DPZ foi a primeira agência brasileira a conquistar um Leão de Ouro em Cannes, em 1975. Além da publicidade, Duailibi lecionou na ESPM e na ECA-USP, escreveu livros e ocupou uma cadeira na Academia Paulista de Letras. Nos últimos anos, usava o Instagram para compartilhar reflexões sobre marketing, criatividade e a vida. Sua morte marca o fim de um ciclo importante da comunicação brasileira e deixa um legado de inovação, linguagem e genialidade.