A Voz do Brasil completa 90 anos e celebra legado na comunicação pública nacional

Foto Washington Tiago Sudoeste Acontece

O programa A Voz do Brasil completou 90 anos nesta terça-feira (22) com uma edição especial e participação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Criado em 1935, o programa é o mais antigo do Brasil e do Hemisfério Sul. Entrou para o Guinness Book em 1995 como a transmissão mais longeva do rádio.

Com mais de 70 milhões de ouvintes, A Voz do Brasil leva informações oficiais dos Três Poderes a todas as regiões do país, de forma acessível e contínua. Hoje, o conteúdo é produzido por diversos órgãos, como  Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Câmara dos Deputados, Senado, STF e TCU, com transmissão obrigatória entre 19h e 22h.

Durante a comemoração, foi lançada uma campanha especial com nova identidade visual, rádio itinerante, trilha sonora exclusiva e postais para o público. Além disso, uma sessão solene está marcada para 5 de agosto, no Plenário Ulysses Guimarães, com lançamento de selo e moeda comemorativos.

Originalmente chamado de Programa Nacional, o jornal nasceu para divulgar atos do Estado Novo. Em 1938, virou Hora do Brasil, com transmissão obrigatória. A atual identidade A Voz do Brasil surgiu em 1971. Desde então, o formato evoluiu, ganhou locutora em 1998 e modernizou a linguagem e o conteúdo.Frases como “Em Brasília, 19 horas” se tornaram marca registrada, acompanhando décadas de cobertura histórica e institucional no rádio brasileiro. O programa narrou fatos marcantes como a morte de Ayrton Senna, a Constituição de 1988, o 11 de Setembro e até a inauguração de Brasília. Apesar das críticas ao longo dos anos, A Voz do Brasil resiste como símbolo da comunicação pública e da memória radiofônica nacional.

Sobre mim

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila