
Atletas do Dojô Bunkai, de Caculé, se destacaram no 2º Campeonato Jesuíno Coutinho de Karatê-Dô Gojuryu, realizado no último domingo (20), em Cordeiros (BA). Com 12 competidores na disputa, a equipe liderada pelo sensei Gabriel Lourenço conquistou 11 medalhas: 6 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze.
O desempenho reforça o sucesso do trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes em Caculé, focado em disciplina, técnica e formação esportiva. Participaram do torneio academias de várias cidades do sudoeste baiano, como Guajeru, Licínio de Almeida, Condeúba, Jacaraci e Vitória da Conquista.
Mais do que medalhas, o karatê tem sido ferramenta de transformação social. A prática esportiva ensina disciplina, respeito, autocontrole e resiliência. Crianças e adolescentes que participam de projetos como o Dojô desenvolvem não apenas o corpo, mas também a mente e o caráter, com impacto direto na vida escolar e familiar.