
A Polícia Militar intensificou a fiscalização de trânsito durante a Carreata de São Cristóvão, em Caetité, na última sexta-feira (25). Durante a tradicional celebração religiosa, a 94ª CIPM deflagrou a Operação Grau Zero, com foco na repressão à direção perigosa e irregularidades. Segundo a PM, todas as guarnições operacionais da unidade foram mobilizadas para garantir a segurança viária do evento.
A operação teve como alvo a prática conhecida como “grau”, manobras arriscadas feitas por motociclistas em meio ao trânsito. Ao todo, 25 veículos foram abordados e retidos por diversas infrações, incluindo falta de CNH e documentos obrigatórios. Foram identificadas ainda motocicletas sem placa, sem retrovisores e com escapamentos do tipo “cadron”, que causam ruído excessivo.
Também houve flagrantes de direção perigosa, o que colocou em risco a integridade dos participantes e da comunidade. Como resultado, 24 motos e uma bicicleta motorizada foram removidas ao pátio credenciado do Detran em Guanambi. Muitos dos veículos estavam em situação irregular e com chassis danificados ou parcialmente ilegíveis.
A 94ª CIPM afirmou que a operação visa prevenir acidentes e assegurar a ordem pública durante grandes eventos. A corporação reforçou o compromisso com o cumprimento das leis de trânsito e a preservação da segurança da população.