
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quarta-feira (30), a Operação Apate para combater fraudes em transferências de veículos no estado. Mandados são cumpridos em Salvador, Região Metropolitana e interior, incluindo Vitória da Conquista e Itapetinga.
Investigadores identificaram uma organização criminosa envolvendo servidores públicos, despachantes e empresas emplacadoras. O grupo realizava transferências irregulares de veículos sem autorização dos proprietários. Objetivo das fraudes era obter financiamentos bancários em nome de terceiros. O esquema causava prejuízo às vítimas e ao sistema financeiro.
Uma das empresas envolvidas cobrava pelos serviços, mas não recolhia tributos nem concluía as transferências. Clientes recebiam documentos falsos após pagamento integral. Outro empresário inseria processos falsos com ajuda de funcionários do órgão estadual. A conivência interna facilitava a ação da quadrilha. Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista coordenam as diligências.
A operação conta com apoio do Departamento Especializado de Investigações Criminais(DEIC), Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN Sudoeste), 10ª e 21ª Coorpin. Ação visa prender envolvidos, apreender documentos e fortalecer provas para responsabilização criminal. A Polícia Civil continua as investigações para identificar outros participantes e ramificações do esquema.