
O jornal The New York Times destacou que nenhum líder global tem enfrentado Donald Trump como o presidente Lula. Durante entrevista ao NYT, Lula criticou as tarifas impostas por Trump ao Brasil, chamando-as de ataque à soberania nacional e à democracia.
Na terça (29), o republicano anunciou uma nova tarifa de 40% sobre produtos brasileiros, somando 50% com os 10% já impostos em abril. Lula acusou Trump de ignorar tentativas de diálogo e disse que o Brasil não se curva a pressões. “Seriedade não exige subserviência”, afirmou.
Segundo Lula, os EUA estão pressionando o Brasil por razões políticas, em apoio a Bolsonaro, que responde a processos por tentativa de golpe. O presidente brasileiro declarou que considera retaliar com tarifas contra exportações americanas caso as ameaças se concretizem.
Trump, por sua vez, disse que o julgamento de Bolsonaro é uma “destruição internacional” e comparou ao próprio processo que enfrenta. Em uma carta a Lula, Trump criticou o STF, acusando o ministro Alexandre de Moraes de censura e perseguição política. O Departamento do Tesouro dos EUA sancionou Moraes com base na Lei Magnitsky, alegando abusos de direitos humanos e censura.
A Casa Branca e o STF não comentaram as acusações até o momento. Moraes também teve o visto cancelado pelos EUA, segundo o Departamento de Estado. Eduardo Bolsonaro tem feito lobby em Washington contra Moraes. O clima entre os países esquentou após declarações e medidas unilaterais.
Lula afirmou que o Brasil respeita os EUA, mas exige o mesmo respeito. “Vamos da relação ganha-ganha para uma relação perde-perde”, disse. No fim da entrevista, Lula lamentou que Trump se recuse ao diálogo. “Todos sabem que pedi contato. Mas ninguém quer conversar”, concluiu.