
Agências da Crefisa S.A. estão sendo fiscalizadas após denúncias de práticas abusivas contra idosos, deficientes e pessoas de baixa escolaridade. A operação começou nesta sexta-feira (1º) e segue até o dia 7 de agosto em 11 cidades baianas, incluindo Salvador, Feira de Santana e Itabuna.
Liderada pelo Procon-BA, a ação é realizada em conjunto com os Procon’s Municipais e representantes da OAB Bahia e suas subseções locais. Denúncias apresentadas pela OAB motivaram a iniciativa. Elas apontam irregularidades em contratos, acessibilidade e atendimento nas agências.
Entre as queixas estão a demora no atendimento, filas longas, falta de banheiros e assentos adequados, e dificuldade de entendimento contratual. Durante as fiscalizações, as equipes checam estrutura, acessibilidade, prioridade no atendimento e conduta de funcionários e correspondentes.
Caso sejam encontradas infrações, as unidades da Crefisa estão sendo autuadas no ato, com base no Código de Defesa do Consumidor. Simultaneamente, a operação ocorre em cidades como Barreiras, Jacobina, Ilhéus, Paulo Afonso, Alagoinhas, Vitória da Conquista e Luís Eduardo.
Ao fim da fiscalização, os relatórios de cada município serão consolidados pelo Procon-BA, que definirá medidas administrativas cabíveis. Empresas autuadas podem ser multadas, conforme a legislação consumerista e normas que regulam a atuação do setor financeiro no país.