
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) interditou o frigorífico Itacarne, em Ilhéus, por descumprir normas de segurança sanitária. A suspensão das atividades ocorreu na quarta-feira (30), no distrito de Banco da Vitória, após fiscalização no local feita por técnicos da agência.
Segundo a Adab, a medida foi adotada por causa de irregularidades no manejo dos produtos oferecidos ao mercado pela empresa frigorífica. De acordo com o diretor de Inspeção da Adab, José Ramos, as equipes avaliaram a estrutura física e o processo de produção da unidade interditada. Ele afirmou que, ao identificar qualquer risco à saúde pública, a agência atua imediatamente para evitar danos maiores à população e ao ambiente. “Se há falha no cumprimento das normas sanitárias, tomamos as providências necessárias. Nosso foco é preservar vidas e o meio ambiente”, reforçou.
A ação seguiu o protocolo de fiscalização que inspeciona higiene, conservação, manipulação de carnes e condições gerais dos equipamentos. Ainda conforme a Adab, os fiscais também observaram indícios de problemas estruturais que comprometem a segurança dos produtos processados.
Até o momento, o frigorífico Itacarne não se pronunciou oficialmente sobre a decisão de interdição ou sobre os pontos levantados pela fiscalização. A Adab não informou quando ou sob quais condições a empresa poderá retomar as atividades, mas reforçou que o caso segue sob análise técnica.