
Quatro governadores de direita cotados à Presidência em 2026 criticaram o governo Lula nesta quarta-feira (13) durante o painel “Unindo Forças Pelo Agro”, em São Paulo. O evento, promovido pelo BTG Pactual, reuniu Tarcísio de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (GO), Ratinho Jr. (PR), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e outros líderes, que discutiram políticas para o agronegócio e anteciparam discursos eleitorais.
Tarcísio declarou: “O Brasil não aguenta mais excesso de gastos, aumento de impostos, corrupção, o PT e o Lula”. A fala foi uma das mais duras contra o presidente. Caiado afirmou que o país enfrenta “política populista inconsequente” e risco de socialização com o governo petista. Criticou ainda o “período de insegurança jurídica” e a reação ao tarifaço de Trump.
Ratinho Jr. e outros governadores defenderam renovação política e elogiaram políticas uns dos outros, afirmando que uma nova geração é necessária para o país. Leite acrescentou que Lula foi candidato à Presidência em 7 das últimas 10 eleições. “O país precisa virar essa página com uma nova geração. E aqui, que a gente possa colocar uma nova agenda para o país, que não seja simplesmente a de evitar o outro. Que a gente possa votar um projeto de país, que a gente não faça para evitar o outro”, disse.
Tarcísio ainda não anunciou oficialmente candidatura presidencial, mas sinalizou que poderia concorrer caso Bolsonaro peça. Recentemente, ele participou de reunião com governadores de oposição para alinhar críticas ao governo federal e ao STF. O grupo também criticou medidas do governo federal que teriam prejudicado o setor exportador brasileiro, especialmente após tarifas impostas pelos EUA.