Mino Carta, ícone da imprensa, morre aos 91 anos em São Paulo

Jornalista Mino Carta morreu nesta terça-feira (2), aos 91 anos, em São Paulo. Nome histórico da imprensa, ele estava internado no Sírio-Libanês. Figura central do jornalismo brasileiro, Mino enfrentava problemas de saúde e ficou duas semanas na UTI. A família não divulgou a causa da morte.

Nascido em Gênova, na Itália, mudou-se para São Paulo ainda nos anos 1940. Com espírito crítico, ajudou a moldar a imprensa nas últimas décadas. Carreira brilhante marcou passagens em veículos históricos. Foi um dos fundadores das revistas Veja, IstoÉ e do Jornal da Tarde.

Reconhecido pelo estilo firme e pela visão crítica, criou em 1994 a CartaCapital, revista que se tornou sua marca pessoal e símbolo de resistência. Colegas e admiradores destacam sua coragem em desafiar governos e grupos econômicos. Para muitos, foi a voz incômoda de uma imprensa mais plural.

Mino deixa legado de ousadia e independência, inspirando gerações de jornalistas. Sua morte encerra um capítulo importante da história da comunicação.

Sobre mim

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila