
Dezenove cidades da Bahia serão alvo da Operação Gatonet na próxima semana. A ação vai retirar cabos clandestinos de internet e telefonia. A iniciativa será conduzida pela Neoenergia Coelba, entre os dias 22 e 26 de setembro. Técnicos vão percorrer ruas e ordenar a fiação nos postes.
Segundo a distribuidora, a medida busca reduzir riscos de incêndios, aumentar a segurança elétrica e diminuir a poluição visual nas cidades. Entre os municípios estão Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Brumado, Bom Jesus da Lapa e Jequié.
Também participam Alagoinhas, Lauro de Freitas, Nazaré, Irecê, Itaberaba, São Gonçalo dos Campos, São Francisco do Conde, Quixabeira, Filadélfia, Antas e Matina. A escolha recaiu sobre localidades com alto índice de provedores clandestinos, que terão seus cabos removidos caso não se regularizem.
“O gatonet é fruto de instalações feitas sem padrões técnicos e sem manutenção. Isso representa risco à população”, afirmou Madson Melo, da Coelba. De janeiro a junho, já foram retiradas 565 toneladas de cabos irregulares na Bahia, aumento de 355% em relação ao mesmo período de 2024.
Além das ruas, a distribuidora lançou um portal que permite verificar se a operadora contratada possui autorização e atende normas de segurança. A Coelba também abriu um canal exclusivo para que provedores irregulares se regularizem e evitem a retirada de cabos e suspensão de serviços.
Compartilhamento de postes é regulamentado pela Aneel, Anatel e ANP. As empresas precisam seguir padrões técnicos e realizar manutenções regulares.