
Moradores de Aracatu amanheceram sem água nesta segunda-feira (22). A Embasa suspendeu o fornecimento às 6h para realizar manutenção preventiva. Comunidades rurais e urbanas foram diretamente afetadas. Entre elas estão Batateira, Bom Jardim, Cachoeira, Caldeirão, Cardoso e Lagoa do Potraz.
Outros povoados como Lajedão, Morros, Pau Ferro I e II, Vila Mariana, Piabanha, Lagoa Preta, Lagoinha e Volta do Rio também sofrem com a interrupção. Segundo a concessionária, os serviços devem ser concluídos até o fim da tarde. Normalização, porém, ocorrerá de forma gradativa em até 48 horas.
Enquanto o abastecimento não retorna, a orientação é de que a população economize a água armazenada em reservatórios para evitar transtornos. Rotina de centenas de famílias já foi impactada. Em algumas casas, moradores relatam preocupação com a higiene, a alimentação e até o cuidado com animais.
A Embasa reforça que a medida é preventiva e necessária para garantir a qualidade do sistema de distribuição e reduzir riscos de falhas futuras.