
Gustavo Malheiro, pescador de Guanambi, capturou um surubim de 46 quilos na manhã da última quinta-feira (18), no trecho das Três Ilhas do Rio São Francisco. Pesca surpreendeu. “Duas balanças quebraram antes de conseguir pesar. Nunca imaginei viver algo assim”, disse Gustavo, emocionado com o tamanho do peixe.
Experiência marcou a vida do pescador. Maior surubim que havia fisgado antes pesava apenas 14 quilos, bem abaixo do exemplar registrado agora. Fotos e medidas foram enviadas à Brazilian Game Fish Association (Bgfa), que homologa recordes de peixes nos rios brasileiros.
Surubim é espécie valorizada no São Francisco. Carne clara e saborosa faz do peixe alvo de pescadores e do comércio local de pescado. Espécimes grandes são raros. Peixes podem ultrapassar 50 quilos, e há registros de surubins com mais de 1 metro e 100 quilos de peso.
Criação em cativeiro cresce devido à escassez nos rios, e normas do Ministério do Meio Ambiente permitem a atividade controlada. Captura de Gustavo revive a tradição da pesca esportiva e destaca a importância da preservação do Rio São Francisco.