Arquiteto chinês renomado e cineastas brasileiros morrem em acidente de avião no Mato Grosso

Silêncio da noite em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, foi rompido por uma explosão. Um avião Cessna caiu na Fazenda Barra Mansa na terça-feira (23), matando quatro pessoas. Entre as vítimas estavam o piloto e dono da aeronave, Marcelo Pereira de Barros, além de três nomes de destaque no cenário cultural e arquitetônico.

Arquiteto chinês Kongjian Yu, referência mundial em urbanismo sustentável, morreu no impacto. Criador do conceito das “cidades-esponja”, ele deixou obras reconhecidas e prêmios internacionais. Sua trajetória influenciou projetos em diversos países, sempre propondo soluções naturais para os desafios urbanos. Mais de 20 livros e 300 artigos reforçaram sua importância no campo da arquitetura.

Cineasta brasileiro Luiz Fernando Ferraz também perdeu a vida. Ele dirigiu produções internacionais e foi indicado ao Emmy Internacional com a série Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia. Rubens Crispim Jr., documentarista paulista, completava o grupo. Formado em artes plásticas pela USP, era fotógrafo e cineasta com carreira sólida no audiovisual, tendo participado do Festival de Cannes em 2009.

Equipes do Corpo de Bombeiros encontraram dificuldade para chegar ao local do acidente. A área de mata fechada complicou o acesso e prolongou o trabalho de resgate. As causas da queda ainda são desconhecidas e serão apuradas pelo Dracco.

O caso gera comoção e repercute tanto no Brasil quanto no exterior. Mundo da arte e da arquitetura amanheceu de luto. As mortes interrompem carreiras brilhantes e deixam vazio irreparável na cultura e na inovação.

Sobre mim

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila