
O deputado federal Samuel Júnior (Republicanos-BA) fez duras críticas à liderança da Câmarana ultima terça-feira (23). Indicação de Paulinho da Força como relator do projeto de anistia foi feita pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), e gerou forte reação do parlamentar baiano.
“É um comportamento de Judas. Ele se alia à oposição, vota a urgência da anistia e agora entrega a relatoria a Paulinho da Força”, disse Samuel Júnior. Deputado também questionou a postura de Hugo Motta frente ao STF e ao Executivo, acusando-o de subordinação: “Ele vive de joelhos para o sistema do STF e para o Executivo”.
Motivo da disputa gira em torno do projeto de anistia. Relator afirmou que uma anistia ampla, geral e irrestrita não tem chances de aprovação na Casa. Paulinho da Força disse que a proposta foi moderada para atender à maioria da Câmara e não agradar nem à direita nem à esquerda.
“Não estamos mais falando de anistia total. Vou me reunir com governadores e bancadas para votar o quanto antes”, explicou o relator. Episódio evidencia a tensão política na Câmara, com disputas internas, críticas à liderança e debates sobre os limites e alcance da anistia.