
Talento de Lindinalva Santiago dos Santos, assistida da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/Brumado), foi selecionado para o projeto “Arte que une: oportunidades que transformam”, promovido pela Federação das Apaes da Bahia. Exposição reúne obras de artistas de diferentes municípios baianos, celebrando criatividade, sensibilidade e protagonismo de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Arte exposta pode ser conferida de 25 de setembro a 18 de outubro no Shopping Center Lapa, em Salvador. O tema, “Os artistas não pedem espaço: florescem em cores”, ressalta a força da expressão artística. Para a Apae, a participação vai além da inclusão. Cada obra é gesto, poesia e vida, mostrando que deficiência não define, mas revela talentos singulares e mensagens poderosas.
Evento é oportunidade de dar visibilidade a artistas com deficiência, promovendo autoestima, integração social e valorização da criatividade em um ambiente público e culturalmente rico. Organizadores destacam que exposições como esta reforçam o direito à cultura e à educação artística, permitindo que assistidos desenvolvam habilidades, confiança e senso de pertencimento.
Lindinalva, ao ver sua obra em destaque, representa milhares de pessoas que encontram na arte um canal de expressão, superação e comunicação de sentimentos e ideias. A mostra também incentiva o público a refletir sobre preconceitos e limitações impostas pela sociedade, evidenciando que cada indivíduo tem potencial para criar, emocionar e transformar.
Além da visibilidade, o projeto oferece intercâmbio entre instituições, artistas e comunidade, fortalecendo a rede de apoio às Apaes e ampliando oportunidades de formação cultural e artística. Participar de exposições desse porte contribui para consolidar a arte como ferramenta de inclusão, educação e empoderamento, reafirmando que a diversidade é fonte de riqueza cultural e social.