O usuário pode conferir se seu nome está registrado no Serasa – o que ocorre caso um pagamento ou contrato esteja com dÃvida pendente – a partir de um aplicativo grátis para celular. A consulta online é feita de forma simples, utilizando seu número de CPF de pessoa fÃsica. O app SerasaConsumidor funciona em celulares Android ou iPhone (iOS), e tem interface totalmente em português. O processo precisa de um cadastro rápido com informações pessoais. Nos resultados, o sistema mostra as dÃvidas com empresas e outras instituições, como cartório e Banco Central. Quer saber se o seu CPF está limpo? Veja, no tutorial a seguir, o passo a passo de como usar o SerasaConsumidor no smartphone. Passo 1 – Baixe através do Google Play/Apple Stores o aplicativo Serasa Consumidor e instale no seu celular Android ou iOS. Logo na tela inicial do app, digite seu número de CPF. Os pontos e traços são adicionados automaticamente.
Passo 2 – No primeiro acesso será necessário adicionar informações pessoais no cadastro. Para isso, confirme seu CPF e adicione nome completo, data de nascimento, nome da mãe, e-mail, telefone para contato e uma senha nova (necessário conter no mÃnimo oito caracteres com números e letras em minúsculo e maiúsculo). Por fim, marque a caixa de texto em “Aceito os termos” e confirme em “Cadastrar Grátis”‘.
Passo 3 – Antes de continuar é necessário fazer uma verificação visual, para o sistema garantir que é um acesso humano. Será solicitado que você marque imagens correspondentes, como no exemplo com as placas de rua. Confirme em “Verificar”.
Passo 4 – Depois disso, há uma segunda verificação, que pode ser feita recebendo o código por e-mail ou SMS no celular. Neste exemplo, foi utilizado o SMS no smartphone. Toque em “Confirmar por celular” e, em seguida, digite o código recebido. Toque em “Confirmar código” para acessar o sistema do Serasa.
Passo 5 – Pronto! Logo na tela inicial há a indicação de que seu nome está sujo ou limpo no Serasa. Ao arrastar a tela, é possÃvel ver o detalhamento das dÃvidas no Serasa e outros débitos.
O usuário pode fazer a consulta quantas vezes for necessário, acessando diretamente com CPF e senha nas próximas vezes. Vale lembrar que, em caso de inadimplência, o lojista ou empresa pode registrar o nome no Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).