Nesta manhã de terça-feira (03), o Ministro da Educação Rossieli Soares da Silva, esteve no auditório da prefeitura de Brumado para assinatura da implantação do curso de medicina. O ministro chegou acompanhado do prefeito de Salvador, ACM Neto, vice prefeito, Bruno Reis e o pré-candidato ao governo da Bahia José Ronaldo (DEM).
(Educação enquanto o único vetor de transformação, Educação enquanto saúde sem o qual não há aprendizado, Educação enquanto infraestrutura sem o qual sem o qual não se chega ao hospital e nem a escola. Eduardo Lima Vasconcelos.)
O orador falou da recuperação das estrada vicinais, construção e ampliação dos prédios escolares, instalações de ar-condicionado em todas salas de aulas do município, acessibilidade em todas unidades escolares, construção de escolas de educação infantil. “Educação enquanto saúde, sem a qual não há aprendizado”, Ampliação do área do hospital municipal de 1.500 para 6.000 metros quadrados, atenção básica com 18 equipes da saúde da família, médio complexidade, alta resolutividade, alta complexidade como a hemodiálises, UTIs adulto e infantil e agora a implantação da faculdade de medicina. “Educação enquanto o único vetor de transformação”. O município de Brumado possui uma rede de 9. 540 alunos, 30 unidades escolares, 20 delas funcionando em tempo integral, atendendo as modalidades de educação infantil, ensino fundamental, ensino jovens e adultos educação especial e educação do campo. O programa de educação integral de conta com 20 unidades escolares em tempo integral, representando 67% de toda rede de ensino. São 4.761 alunos, estudando em tempo integral o que representa 50% de toda rede educacional. A qualidade no fornecimento de alimentação escolar, com 04 refeições ao dia. 71% das escolas possui quadras poliesportivas cobertas. Isso todo resulta numa diferença de quando o município começou a ser avaliado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com primeiras avaliações em 2.9, hoje estamos com 5.6 nas series iniciais e 4.9 nas series finais. Em seu discurso, Ministro da Educação disse que se tem uma região desse país que precisa de atenção, atenção de verdade é a região nordeste, certamente a Bahia, e principalmente o interior do estado precisa ter um olhar muito mais carinhoso. Parabenizo o prefeito dessa cidade pelo olhar e a seriedade de como conduz a educação nesse município. Os números falam por si. A mãe pode não saber lê, o pai pode não saber lê, mas é o sonho de toda a família que seu filho possa ter um ensino de qualidade e um futuro transformador, e isso nós podemos ver que o gestor municipal tem essa preocupação.