Stephen Hillenburg, responsável pela criação de um dos personagens mais conhecidos da TV, Bob Esponja Calça Quadrada, teve a sua morte anunciada pela Nickelodeon nesta terça-feira (27).
O animador de 57 anos faleceu na segunda-feira (26), em decorrência da Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA e deixa um filho, Clay Hillenburg, de 20 anos.
“Estamos incrivelmente tristes pela notícia de que Steve Hillenburg faleceu, após batalhar contra ALS. Ele era um amigo querido e parceiro criativo para todos na Nickelodeon e nossos corações estão com toda a sua família. Steve criou Bob Esponja com um senso de humor único e inocência que trouxe grande alegria a toda uma geração de crianças e famílias por todo o mundo”, comunicou a Nickelodeon, em nota oficial.
Stephen, que sempre foi um amante da biologia marinha, foi diagnosticado com a doença degenerativa em março do ano passado e desde então lutava para atrasar o desenvolvimento da ELA.
Bob Esponja Calça Quadrada
Considerado como um dos desenhos mais populares do mundo, a versão inicial de Bob Esponja foi criada em 1984 por Hillenburg quando ele ainda dava aulas de biologia marinha em um Instituto na Califórnia.
O primeiro episódio do desenho só foi ao ar 15 anos depois em 1999. Desde então Bob Esponja já teve quase 250 episódios exibidos. O sucesso da série de animação é tanta que ela já foi traduzida para mais de 60 idiomas.