O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lançou nesta quarta-feira (5), em tom de bravata, um “desafio” para que possa derrubar impostos federais sobre o combustível: pediu que os governadores “zerarem” o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). “Eu zero o federal se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS”, declarou ele ao deixar o Palácio da Alvorada, pela manhã.
Para o presidente, a culpa pela alta da gasolina não pode ser responsabilidade apenas do Executivo federal. O mandatário quer que os estados topem reduzir a arrecadação a fim de forçar a derrubada do preço na bomba.
“Olha o problema que eu estou tendo com combustível. Pelo menos a população já começou a ver de quem é a responsabilidade. Não estou brigando com governadores. O que eu quero é que o ICMS seja cobrado no combustível lá na refinaria, e não na bomba. Eu baixei três vezes o combustível nos últimos dias, mas na bomba não baixou nada”, declarou.
Bolsonaro disse estar ciente que os governadores são contra a ideia de mudar o ICMS, pois o tributo tem grande impacto para a receita dos entes federados. “Lógico que são contra. Arrecadação, né?”, afirmou, de acordo com o UOL.